Como decorar uma sala comercial

Confira algumas dicas para criar, através da decoração, o espaço ideal e adequado a cada empresa!

Projetar e decorar uma sala comercial pode ser desafiador para os designers de interiores. Afinal, é necessário combinar diferentes aspectos, sem descuidar da funcionalidade para acertar no projeto!

Em primeiro lugar, é preciso criar o espaço ideal para a atividade da empresa.

Para isso, o projeto deve estar alinhado à sua imagem e, também, proporcionar conforto para funcionários e clientes.

Por isso, trouxemos aqui algumas dicas para a decoração de uma sala comercial. Além disso, você também vai ver como seguir pela linha do minimalismo sem abrir mão de tendências e elementos.

Afinal, são esses os toques que ajudam a elevar a qualidade de vida no trabalho e encantar os clientes do negócio!

Vamos começar?!

PASSO 1: ENTENDA A NATUREZA DO NEGÓCIO

Para acertar na hora de decorar e projetar uma sala comercial, procure entender o perfil do negócio. Tenha em mente que o projeto para uma clínica odontológica, por exemplo, será diferente daquele ideal para uma agência de publicidade.

Além disso, um negócio sério e tradicional pede um projeto alinhado com suas características. Por outro lado, uma marca jovem e descontraída amplia o leque de opções, possibilitando o uso de elementos inovadores na decoração.

Além de conhecer o estilo da empresa, é importante entender o dia a dia do negócio. Consultórios médicos recebem muitos clientes, por exemplo. Por isso é essencial criar um projeto que atenda tanto ao conforto dos funcionários, quanto dos pacientes.

Já empresas que não têm alto fluxo de consumidores pedem um tipo de decoração diferente. Nesse caso, focar na qualidade de vida dos profissionais que trabalham nela é algo com ainda mais peso no projeto.

PASSO 2: TRABALHE BEM OS ESPAÇOS

Em primeiro lugar, é preciso planejar os ambientes e decidir o que é indispensável para o local. Um consultório ou escritório de advocacia, por exemplo, precisa contar com uma recepção para os clientes aguardarem atendimento. Já para outros negócios, esse ambiente não é, necessariamente, obrigatório.

Conhecendo bem o estilo da empresa, você terá ideias valiosas sobre a disposição dos espaços. Uma empresa moderna, que valoriza a comunicação acima de tudo, pode se beneficiar do conceito de open space, por exemplo. Assim, derrubando paredes, é possível privilegiar a interação entre os funcionários.

A criação de uma sala de descanso é outro item que pode ser acrescentado. Principalmente quando se trata de empresas que buscam espaços flexíveis e agradáveis para a convivência.

PASSO 3: CUIDE DO CONFORTO

Quando o assunto é projeto de sala comercial, o conforto é um item de destaque. Afinal, esse é um espaço em que funcionários passam grande parte do seu dia a dia. 

Por isso, ao projetar e decorar uma sala comercial, atente à escolha do mobiliário. Prefira móveis adequados ao ambiente de trabalho e que cumpram normas relativas à ergonomia.

Dessa forma, as poltronas e as cadeiras devem ser reguláveis e ter apoio para melhor postura do funcionário. Da mesma forma, as mesas devem ter tamanho e estaturas adequadas também.

Se a sala comercial tiver um espaço para receber clientes, garanta que o local tenha cadeiras e poltronas confortáveis. Invista também em outros recursos para tornar a espera menos cansativa, como televisão, sistema de som, quadros, refrigeração e iluminação adequados.

PASSO 4: APOSTE NO MINIMALISMO

Sabe aquela velha máxima do “menos é mais”? Pois saiba que ela diz muito sobre o que você precisa considerar na decoração de uma sala comercial!

Por ser um espaço com alta circulação de pessoas, é essencial observar o minimalismo nesses ambientes. Corredores livres, espaço entre as mesas e fácil acesso ao banheiro são pontos que um projeto deve considerar.

Escolha móveis que são realmente necessários e prefira peças multifuncionais que, como o nome indica, têm mais de uma função. Por exemplo, um pufe que também sirva de mesa ou uma estante que funcione como divisória de espaço.

A iluminação é outro ponto de atenção. É importante projetar uma sala com espaço bem iluminado para o bom desempenho e conforto dos funcionários.

PASSO 5: FIQUE DE OLHO NA ORGANIZAÇÃO

Para evitar que o espaço sofra com acúmulo de itens e bagunça, tenha a organização como meta na hora de desenvolver seu projeto.

Opte por móveis com nichos, prateleiras e gaveteiros. Além de bonitas, essas são peças funcionais e podem ser úteis para armazenar documentos, itens de escritório e objetos pessoais dos funcionários.

PASSO 6: USE OS DETALHES A SEU FAVOR

Depois de definir os aspectos macro da decoração do ambiente, como divisão dos espaços, móveis e eletrônicos, comece a trabalhar nos detalhes.

As plantas, por exemplo, não podem ficar de lado no desenvolvimento de um ambiente intimista e acolhedor. Toques de cor em acessórios também podem fazer toda a diferença, dando leveza a espaços mais sóbrios e escuros.

Por fim…

Para projetar e decorar uma sala comercial com sucesso é essencial entender o estilo e a natureza do negócio. Dessa forma, é possível desenvolver um projeto personalizado e alinhado às necessidades da empresa.

Por isso, acompanhar as principais tendências do mercado, assim como o trabalho de designers de interiores famosos, é outro ponto importante. Ainda mais tendo em mente que muitas soluções inovadoras, que podem enriquecer o seu trabalho, surgem todos os dias!

Gostou deste conteúdo? Então deixa o seu comentário e siga o BuyOffice nas redes sociais para mais dicas!

Você também pode gostar: