Iluminação natural

A luz do Sol pode, e muito, contribuir para a economia de energia e o conforto visual durante o seu expediente.

Quando falamos em iluminação natural para ambientes comerciais e corporativos, uma das primeiras associações feitas é sobre economia de energia, certo? Esse é, sem dúvidas, um dos benefícios de projetos com essas características. Mas não é o único!

Hoje vamos falar sobre como apostar na luz natural e os benefícios que ela traz, não somente ao seu projeto, mas ao dia a dia das empresas!

Relação biológica

Um dos principais aspectos afetados pela luz natural nos ambientes é o fator humano. Isso acontece porque o funcionamento do nosso corpo leva em consideração os estímulos da iluminação. 

Assim, quando há luz natural, corpo e mente entendem que é o momento da atividade e têm suas funções cardíacas e respiratórias intensificadas. Ou seja, mesmo com um ritmo biológico diferente, a maioria de nós desperta automaticamente com a presença da luz do dia.

Por isso, a iluminação natural na arquitetura, principalmente no ambiente de trabalho, causa efeitos como disposição, alegria e energia. Dessa forma, um espaço bem iluminado contribui para aumentar a produtividade e o desempenho das pessoas, além de estimular a criatividade.

Sem falar que a percepção de um dia bonito e aprazível lá fora melhora até mesmo o nosso humor!

Benefícios que vão além da economia de energia

O aproveitamento da luz natural deve ser considerado no projeto luminotécnico do ambiente. Além da economia de energia, que pode ser bastante significativa a partir do seu aproveitamento, existem outros bons motivos para investir na iluminação natural.

Conforto térmico

Você já esteve em algum escritório muito bem decorado, mas que parecia estar numa dimensão diferente pelo frio ou calor excessivo? Por isso, o conforto térmico é um dos principais motivos para privilegiar a iluminação natural nos ambientes. 

Não significa que a empresa não vai usar equipamentos como ventiladores ou ar-condicionado, mas janelas bem posicionadas ajudam a equilibrar naturalmente o ambiente. 

Sustentabilidade

Empresas que prezam por recursos naturais saem na frente, pois colocam em prática a sustentabilidade. O aproveitamento da iluminação natural pode contribuir para a imagem da empresa, tornando-a bem vista no mercado.

Luz natural, ambiente menos artificial

Aproveite a vista nos projetos corporativos e pense em abrir janelas e cortinas! Em muitos ambientes de trabalho as janelas ficam fechadas o tempo inteiro e/ou são cobertas por cortinas que vedam toda a luz natural.

Aproveite o que está ao seu alcance

Por fim, vale lembrar que a posição geográfica do nosso país favorece ambientes onde é possível explorar a abundância de sol e isso não pode ser desperdiçado! Por isso, saber usar a iluminação natural é aproveitar o que é gratuito, belo e fonte de bem-estar.

Para um escritório ainda mais charmoso, integre a iluminação natural na arquitetura ao mobiliário. Com os móveis certos, você consegue valorizar todo o ambiente exposto pela luz, fazendo a diferença nos seus projetos.  

Encontre os melhores itens de mobiliário corporativo no nosso marketplace, acesse: buyoffice.com.br

Você também pode gostar: